CASA

Flores tropicais: conheça e saiba como cuidar de 10 belezas exóticas que vão deixar seu ambiente mais alegre

Lounge & Kids

As flores tropicais, como o nome já indica, são espécies comuns nos trópicos. Geralmente, elas têm aparência exótica, são alegres, coloridas e, às vezes, com texturas diferentes. São flores que se dão bem ao serem expostas ao ar livre e são lindíssimas para decorar jardins e compor arranjos florais para salas e eventos especiais. Conheça algumas dessas flores e leve alegria a sua casa!

Continua após o anúncio

1. Alpínia

Ideal para paisagens tropicais, as alpínias tem flores belíssimas com cores que variam do vermelho ao rosa, podendo até se apresentar na cor branca. A flor não resiste bem ao frio e à baixa umidade, exigindo rega frequente e locais com temperaturas amenas.

A alpínia precisa ser plantada em solos fundos e ricos em matéria orgânica. Pode ser combinada com outras espécies de portes maiores, por necessitar de cultivo à meia sombra.

Bhonnie de Bonilha

La Vie

Artect Arquitetos

Confeitaria Neves

Flávia Dotto

Continua após o anúncio

2. Astromélia

A melhor época para o plantio dessa flor é a primavera. A espécie se desenvolve muito bem em pleno sol ou meia sombra. Entretanto, é importante evitar calor extremo e a sua irrigação deve ser diária.

Veja também 81 tipos de flores para decorar sua casa ou seu jardim

A astromélia floresce rápido, assim, não é adequado ter outras plantas por perto, para não prejudicá-las. Suas cores mais comuns são vermelho, branca, rosa, amarela e lilás, podendo ter manchas nas pétalas internas.

Casa Decor

Akio Festas

Naruse Abechan

Pracownia Florystyczna

Angelika’s Arrangements

3. Ave-do-paraíso

Conhecida também como estrelícia, a flor é resistente ao vento e pode ser exposta em áreas externas para embelezar casas e estabelecimentos diversos. Com seu formato e cores exóticas, ela chama a atenção em qualquer decoração, especialmente em casamentos.

Continua após o anúncio

Deve ser plantada em solo ligeiramente ácido e sua rega acontecer duas vezes por semana. Se polinizada, a flor ave-do-paraíso gera frutos secos e cheios de sementes.

Asale

The Flower Magician

TropLV Weddings

Tamires Sanches

Rach Mair

Veja também Arranjos de flores: traga alegria e charme para sua casa

4. Bastões-do-imperador

Essa é uma flor bastante utilizada em arranjos ornamentais de interiores, mas que também funciona para compor paisagismo de jardins devido à sua aparência longa, robusta e de forma cônica.

Seu cultivo é fácil e se adapta a diversas regiões do país, florescendo todo o ano, em especial entre setembro e fevereiro. Recomenda-se o plantio antes do início do período de chuvas.

Continua após o anúncio

Solenita Gouvea

Ateliê Flowers

Bel Fiore

Lena Mattar

Marcela Finotti

5. Ciclame

As flores do ciclame podem ser cultivadas durante o inverno, especialmente em ambientes internos, à meia sombra, podendo florescer durante todo o ano, com os cuidado adequados.

Ela pode ser encontrada em tons de rosa, salmão, vermelho, branco e até bicolor. É bastante utilizada para alegrar ambientes e presentear pessoas queridas, transmitindo bons sentimentos. Mas atenção: ela pode ser tóxica para animais domésticos.

Veja também Plantas pequenas e bonitas para cultivar sem jardim

Leila

My Violet

MainStreet

Sephora Florería

6. Crisântemo

O crisântemo dá flores o ano inteiro e pode chegar a 1 metro de altura. Majestoso, sua coloração pode ser bem diversa, contemplando cores como: branca, cor-de-rosa, amarela, cor de laranja, bronze, lilás, vermelho, roxo e azul.

A melhor época de plantio ideal se dá no fim do verão e início do outono, e ele floresce durante os períodos mais frios. As flores de crisântemos se dão bem com o calor e muita luz, diferente das citadas até então.

Country Living

Frond & Filigree

Tempest Floral Design

Clode Bloom

Jully Hseih

7. Hibisco

Essa planta singela desabrocha rápido e tem um florescimento abundante. Não é uma espécie recomendada para ambientes internos, apesar de precisar de pouco espaço. É imprescindível estar em um local bem iluminado, úmido e quente, porém, sem ficar ao sol direto o dia todo.

Belíssima para a decoração de jardins e eventos especiais que demandam detalhes coloridos e alegres, como em casamentos e aniversários.

Salvador Brenon

Whisk & Knead Co

Wedding Chicks

HaleHana

Bri Gaitan

8. Orquídea

As famosas orquídeas precisam estar plantadas em um espaço com bastante incidência de luz durante seu florescimento. Sua coloração pode variar de acordo com a luminosidade: folhas verde-garrafa para pouca luz; amareladas quando há o exagero.

O seu florescimento se dá, em geral, uma vez por ano, e ela é muito utilizada como elemento ornamental. Também é uma ótima opção de presente para pessoas queridas, representando sentimentos sinceros, sucesso e tranquilidade.

Rosa do Deserto

Urban Epiphyte

Life in Bloom

K. Vera Florals + Events

9. Primavera

Trepadeira famosa para a decoração de bonsais japoneses, essa espécie deve receber podas regulares para criar uma copa arredondada. Suas cores vão do branco puro ao vermelho vivo, variando de tonalidade e formato das pétalas.

As mudas devem ser plantadas em solo misto e ficar em locais que recebam sol o dia todo. A rega se dá apenas quando o solo secar superficialmente. A espécie japonesa aguenta bem o inverno brasileiro, então não se preocupe quando a temperatura abaixar.

Rebecca Yale

Lucky Day Events Co

Dao’s Flower Space

Jennifer Hughes

Araceli Garcia

10. Protea

Essa flor faz muito sucesso com paisagistas, podendo ser usada tanto em jardins quanto em arranjos florais e buquês de noivas modernas. A espécie permanece belíssima mesmo após secar, mantendo a sua estrutura vigorosa e podendo ser combinada com outros elementos secos para uma decoração elegante.

Suas cores variam de branco ao vermelho e rosa claro, com um brilho prateado – sendo essa uma das suas variações mais admiradas. A muda adora sol pleno e prospera bem em solos pobres e preferencialmente ácidos. Por não gostar muito de água, sua irrigação não requer cuidados específicos: bastando regá-la uma vez por semana.

The Plant Room

Husband Wife Team

Haute Poppies

Prema Designs

A variedade de formatos, texturas e coloração das flores tropicais é grande, atendendo a todos os gostos e interesses de decoração – desde um arranjo mais exótico a um moderno e diferenciado. Que tal adotar uma dessas na sua casa ou na sua festa?

E se você gostou dessas flores, aproveite e invista em decoração com flores para um ambiente mais alegre.

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!